logomarca cybercook

Torta de chocolate com damascos

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (18)



Preparo

  1. 1.
    MASSA:
  2. 2.
    1. Numa tigela, junte a farinha, o açúcar, o fermento, o chocolate em pó e a manteiga. Com as pontas dos dedos, misture até obter uma farofa. Acrescente a água e amasse ligeiramente até formar uma massa lisa. Faça uma bola com a massa e embrulhe em filme. Leve à geladeira por 20 minutos.
  3. 3.
    2. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
  4. 4.
    3. Unte uma fôrma de fundo removível (própria para tortas) de 25 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais com uma parte da massa.
  5. 5.
    4. Retire a massa da geladeira e divida em duas partes. Numa superfície enfarinhada, , abra as duas partes de massa com um rolo de macarrão
  6. 6.
    5. Na fôrma forrada com a massa, coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa, pressionando as bordas para fechar bem. Leve a fôrma ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até a superfície da torta começar a dourar.
  7. 7.
    6. Retire do forno e passe uma faca de ponta redonda na lateral da fêrma. Deixe esfriar. Para desenformar, remova a lateral da fôrma. Cubra com a cobertura e leve à geladeira por 20 minutos antes de servir.
  8. 8.
    RECHEIO:
  9. 9.
    1. Leve uma panela com o açúcar ao fogo alto para derreter. Com uma colher de pau, misture de vez em quando até caramelar por, aproximadamente, 6 minutos. Aos poucos, junte 1 xícara (chá) do creme de leite fresco. Mexa bem para o caramelo dissolver. Quando a mistura estiver bem lisa, desligue o fogo e reserve.
  10. 10.
    2. Numa tigela, misture bem o damasco picado, as raspas de laranja, o sal, o restante do creme de leite, as gemas e as nozes.
  11. 11.
    3. Na panela com o caramelo, acrescente a mistura da tigela e leve ao fogo médio por 5 minutos ou até engrossar, mexendo sem parar. Desligue o fogo e reserve. Use o recheio quando ele estiver frio.
  12. 12.
    COBERTURA:
  13. 13.
    1. Com uma faca afiada, pique o chocolate. Misture com a manteiga numa tigela.
  14. 14.
    2. Numa panela pequena, leve ao fogo baixo cerca de dois dedos de água.
  15. 15.
    3. Encaixe a tigela com a manteiga e o chocolate picado sobre a panela com água para derreter em banho-maria. O segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor.
  16. 16.
    4. Mexa bem até o chocolate derreter totalmente. Retire a tigelinha de cima da panela com água.
  17. 17.
    5. Com o auxílio de uma espátula, cubra a superfície e as laterais da torta com o chocolate derretido.
A combinação fina e delicada dos damascos com o chocolate faz desta sobremesa uma torta muito especial. Ideal para acompanhar o chá ou o cafezinho da tarde. Um verdadeiro luxo! Autor: Panelinha Serve: 10 fatias

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Torta de Amêndoas com Chocolate
Torta Mousse de Chocolate
Torta de Morangos com Chocolate
Torta de Chocolate com Coco
Torta de Chocolate com Rum
Torta de Sorvete com Calda de Chocolate
⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Receitas com chocolate Receitas de torta de chocolate Doces Tortas doces Sobremesa Creme de leite Sobremesas Geladas Chocolate Chocolate meio amargo Creme de leite fresco Gema de ovo Laranja Nozes Tortas Chocolate em pó Fermento químico em pó