Torta Martha Rocha

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (24)


Preparo

  1. 1.
    Bolo
  2. 2.
    Bata as claras em neve até obter picos firmes. Acrescente as gemas uma a uma e o açúcar, batendo por uns 5 minutos. Vá peneirando a farinha de trigo sobre a massa e misturando delicadamente. Divida a massa em 2 partes. A uma parte acrescente o chocolate e misture. Coloque a massa em duas formas redondas (25 cm de diâmetro). Asse em forno preaquecido até que, enfiando um palito no centro ele saia limpo. Deixe descansar por uns 10 minutos. Desenforne e deixe esfriar.
  3. 3.
    Creme de gemas
  4. 4.
    Misture as gemas com o açúcar e o amido de milho. Leve o leite e a água ao fogo e, quando estiver prestes a ferver, junte um pouco ao creme de gemas. Misture e volte à panela do leite com a água, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, junte a margarina, misture e reserve.
  5. 5.
    Suspiro
  6. 6.
    Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos, batendo por uns 10 minutos até formar um suspiro. Coloque sobre o fundo de uma forma desmontável (25 cm de diâmetro) forrada com papel impermeável untado. Espalhe o suspiro ou use um saco de confeiteiro para cobrir o fundo da forma. Asse em forno baixo (100º C) por uma hora deixando a porta entreaberta (coloque uma colher de pau para mantê-la assim).
  7. 7.
    Chantili
  8. 8.
    Coloque o creme de leite e o açúcar numa tigela da batedeira e bata em velocidade baixa, aumentando depois. Bata até engrossar e obter picos firmes. Não bata demais, senão o creme desanda e vira manteiga.
  9. 9.
    Crocante de nozes
  10. 10.
    Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo mexendo sempre até dissolver e obter uma calda de caramelo. Junte as nozes picadas, misture e retire do fogo. Despeje sobre uma superfície untada com manteiga ou margarina e deixe esfriar. Depois do frio, quebre em pedacinhos. (quase uma farofa)
  11. 11.
    Montagem
  12. 12.
    Esta é uma torta de várias camadas:
  13. 13.
    1ª - bolo de chocolate;
  14. 14.
    2ª - creme de gemas;
  15. 15.
    3ª - crocante de nozes;
  16. 16.
    4ª - suspiro;
  17. 17.
    5ª - 1/3 do creme de chantili;
  18. 18.
    6ª - bolo branco;
  19. 19.
    Cubra a torta com o restante do creme de chantili. Decore com crocante e nozes a gosto. Você também pode enfeitar com cerejas ou damascos

Vídeo recomendado

Comentários (3)

Marilene Tolomio

Comi essa torta em Curitiba (não conhecia) e é realmente maravilhosa!

Janete Sponz

Marcia essa torta é muito boa mesmo, dificil alguém não gostar, vou tentar fazer linda e deliciosa como a sua, esta muito apetitosa. Janete

doces bolos

Foi com essa Torta, que iniciei minha profissão de Confeiteira, a qual faço à quase 20 anos! (Uma Doce recordação)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Doces Tortas doces Sobremesas Creme de leite Amido de milho Chocolate Clara de ovo Creme de leite fresco Gema de ovo Nozes Chocolate em pó