logomarca cybercook

Tórtano, Pão Rústico Napolitano

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (12)


Recheio



Preparo

  1. 1.
    Misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento.
  2. 2.
    Durante a mistura, vai adicionando a água até dar liga.
  3. 3.
    Depois, deixe a massa descansar por, no mínimo, uma hora.

Recheio

  1. 1.
    Divida a massa em duas partes e abra – de preferência na pedra em formato ‘ovalado’.
  2. 2.
    Passe a metade da gordura por toda a massa e distribua a metade da calabresa por toda a superfície.
  3. 3.
    Com uma bisnaga, coloque a metade do catupiry e, por cima, coloque a metade da mozzarella (é o catupiry que permitirá a mozzarella e a calabresa grudarem).
  4. 4.
    Depois enrole a massa no formato de uma ‘cobra’ e repita a mesma operação com a outra parte da massa, fazendo uma segunda ‘cobra’.
  5. 5.
    Em uma fôrma untada com manteiga, entrelace as duas massas (já na forma de ‘cobra’) , passe novamente a manteiga por cima, regue com azeite extravirgem e polvilhe com queijo parmesão.
  6. 6.
    Deixe o pão descansar por uma hora, antes de assar.
  7. 7.
    Leve ao forno coberto com papel alumínio por aproximadamente duas horas em forno à lenha (para assar em forno convencional, duas horas e meia em temperatura média).

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 4 porções

Vídeo recomendado

Comentários (2)

Claudio Villa

Para alcançar resultados ainda melhores, substitua a linguiça calabresa defumada pela fresca da seguinte forma: 1 - Em uma panela, ferva uma boa quantidade de água pura 2 - Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e coloque a linguiça calabresa fresca. 3 - cozinhe-a na água por aproximadamente 20 minutos (ela irá adquirir uma cor branca opaca 4 - Após esse tempo, retire, escorra e espere esfriar 5 - Com a ajuda de um estilete (ou uma faca bem afiada) remova completamente a pele (tripa da linguiça) que por estar cozida não irá se desmanchar 6 - Corte a em rodelas e siga os procedimentos normais para a montagem do pão. Eu também substitui a muçarela por provolone suave e exclui o catupiry da receita e o resultado é fantástico. Outra dica para facilitar na hora de assar e evitar que a massa fure é colocar o pão trançado dentro de uma forma redonda de pudim (essas com furo no meio) untada com manteiga. Bom divertimento

Eduardo Godinho

Mesmo demorando bastante, essa receita é show! Fiz sucesso com todos que provaram!! Dica: fazer metade da receita vale a pena, pois rende muito!! []'s Edu Godinho

Paes Azeite Gordura vegetal hidrogenada Catupiry Manteiga com sal Linguiça calabresa Parmesão Receitas de pão