1

Tórtono

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)

Massa


Recheio


Preparo

Massa

  • Coloque em um recipiente todos os ingredientes da massa, com exceção da água. Misture, acrescentando a água morna aos poucos, até obter uma massa homogênea. Divida em duas porções e deixe descansar.

Recheio

  • 1. Quando a massa estiver um pouco crescida, abra cada parte em forma de retângulo, de aproximadamente 40 centímetros por 25 centímetros. Espalhe sobre cada parte, metade da mussarela e da lingüiça cortada, de forma que o recheio fique bem distribuído por toda a superfície da massa.
  • 2. Polvilhe metade da pimenta do reino em cada parte da massa e enrole como se fosse um rocambole. Com as mãos, estique esse `rocambole` para que ele fique com aproximadamente 50 cm de comprimento, tomando cuidado para que a massa não se rasgue. Enrole um `rocambole` no outro, formando uma trança. Una as pontas, arrematando uma rosca bem fechada, e coloque em uma forma alta, redonda, de alumínio, previamente untada com um fio de óleo ou manteiga. Pincele a superfície do pão, já na forma, com o ovo batido com a pitada de açúcar.
  • 3. Aqueça o forno por 15 minutos. Coloque o Tórtano no forno médio e deixe por cerca de uma hora e meia.

Tempo de preparo:
Rendimento: 6 porções

Comentários (2)

Nossa, que espetáculo! Procurava essa receita há anos, pois na Itália nem se encontra mais. Fiz 1/4 da receita, pois somos só em três pessoas, e mesmo assim rendeu uma trança grande e deliciosa, e além de tudo é muito fácil de fazer. Só acrescentei orégano, o restante segui à risca. Ficou maravilhoso. A massa fica meio folhada e úmida. Nota mil.

Simplesmente maravilhoso!!! Fiz para a virada de ano e todos os presentes adoraram. Adicionei orégano, pimenta calabreza e dedo de moça. Ficou simplesmente divino.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: