Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Vatapá de Festa

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Vatapá de festa, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Vatapá de festa que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

  1. Rendimento - 12 porções

    Ingredientes
    - 1/2 Kg de bacalhau
    - 1 Kg de camarão fresco
    - 1/2 Kg de camarão seco
    - 1 cebola grande
    - 1 pimentão
    - 1 molho de coentro
    - 3 tomates sem sementes
    - 2 dentes de alho
    - 500 mL de leite de coco
    - 2 L de leite integral
    - 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
    - 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
    - 1 pacote pequeno de amido de milho (+ ou - 2 xícaras cheias)
    - 3 colheres (sopa) de pó de camarão*
    - caldo de camarão**

    Modo de Preparo
    Dessalgue o bacalhau e corte em lascas. Limpe os camarões e hidrate o camarão seco deixando de molho em um pouco de água (não jogue a água fora). Bata os temperos, exceto o coentro, no liqüidificador. Pique o coentro na tábua. Reserve. Refogue no azeite de oliva o bacalhau e os camarões. Junte o tempero batido e o coentro. Deixe refogar bem. Acrescente o dendê e deixe cozinhar por 5 minutos. Misture o caldo e o pó de camarão aos leites. Dissolva o amido em um pouco dessa mistura e, depois, junte ao restante. Vá incorporando esse liquido ao cozido, mexendo sem parar, até que obter um creme espesso, porém suave. Caso fique muito grosso, acrescente mais leite e deixe ferver bastante, mexendo sempre. Corrija o sal. Caso goste, acrescente um punhado de castanhas ou amendoim torrado e moído. Se gostar, use um pouco de gengibre ralado ao refogar os camarões. Sirva quente com arroz branco e molho de pimenta especial***.

    *Pó de Camarão - Afervente as cabeças, sem os olhos, apenas com sal, sem água. Disponha as cabeças num tabuleiro e seque no sol forte - ou asse no forno - até ficarem torradas, mas sem queimar. Bata as cabeças no liqüidificador, peneire e guarde em vidro bem fechado (tem uma ótima durabilidade).

    **Caldo de Camarão - Ferva as cascas com água e sal até reduzir bem deixando o caldo bem apurado.

    ***Molho de Pimenta Especial para Vatapá - Triture algumas pimentas e misture a uma boa porção do vatapá frio. Coloque em uma molheira acompanhando o prato.

    Observações
    - O gengibre, o amendoim e castanhas são opcionais, porém o aconselhado, nesse vatapá, é a não utilização desses ingredientes (o amendoim e castanha deixam o vatapá muito carregado, já o gengibre tira o gosto do camarão)
    - Faça o molho de pimenta à parte, machucando pimenta fresca com um pouco do vatapá e sirva fria mesmo na molheira.
    - Não coloque sal. Apenas corrija no final..
Tania Athayde
por   Tania Athayde
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Categorias:

Vatapá de Festa