Xinxim de galinha

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (7)



Preparo

  1. 1.
    Cortar as coxas e o peito em cubos grandes, e temperar conforme o gosto.
  2. 2.
    Em uma panela com azeite, refogue a cebola e acrescente o frango. Mexa bem até a carne ficar corada. Não há necessidade de adicionar água à panela; o frango vai cozinhar no próprio caldo com os condimentos que foram acrescidos. Deixe cozinhar por 25 a 30 minutos, sempre em fogo médio.
  3. 3.
    Um pouco antes do frango estar totalmente cozido, colocar o sal, a cebolinha, o coentro ou salsa, e a mistura de castanha, amendoim e camarão triturados.
  4. 4.
    Tampar a panela e esperar por mais 10 minutos mais. Sirva quente.
Curiosidade: O xinxim de galinha chegou ao Brasil pelas mãos dos escravos. Naquela época era servido somente nos terreiros e atualmente, é um dos pratos mais cobiçados da gastronomia baiana. A tradição recomenda que o xinxim seja servido com farinha amarela torrada no azeite de dendê e arroz branco. Crédito da receita: Programa Bahia Meio Dia, transmitido pela Rede Bahia.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 6 porções

Vídeo recomendado

Comentários (1)

magali santos

eu amo xinxim de galinha e essa receita está com uma aparência muito gostosa!!!!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Frango Aves Brasileira Peito de frango Camarão Azeite Amendoim Castanhas Coentro Nordeste Pratos principais Sabores Castanha de caju Azeite de dendê Camarão seco Cebolinha Comida baiana