10 receitas com alimentos da estação

Publicada em: 24/05/2016 17:31

Dezembro já está quase chegando e, com ele, vem também o verão. E graças à estação mais quente do ano podemos nos deliciar com frutas, verduras e leguminosas da época. Dezembro é um mês repleto de frutas docinhas, verduras exóticas e legumes versáteis na utilização de diversas receitas. Dentre as frutas da época estão abacaxi, coco verde, banana prata, kiwi, melancia, melão, pêssego, jabuticaba e manga. As verduras são almeirão, endívias, folha de uva e manjericão. Já os legumes são abobrinha, vagem macarrão, cogumelo, beterraba e pimentão.

Aproveite a safra do mês para comprar alimentos frescos e fazer receitas deliciosas! O CyberCook listou algumas sugestões de receitas com as verduras, legumes e frutas da estação. Vem dar uma olhada:

Abobrinha

Abobrinha é um legumes versátil na cozinha por ter um sabor suave. Você pode utilizá-la tanto em pratos principais quanto em entradas e petiscos. Uma ótima receita de petisco/entrada é o Rolinho de Abobrinha. Basta cortá-las no sentido do comprimento, grelhar um pouco, recheá-las com os ingredientes de sua preferência e enrolar. A Torta de Abobrinha também é uma ótima opção de prato principal e lanche. O recheio fica bem cremoso e agrada a todos os paladares!

Rolinho de Abobrinha com batata palha

Manjericão

O manjericão é uma erva de sabor único que refresca a receita e traz sabor. Sua utilização na cozinha é diversa: pode ser usado para temperar pratos e refogados, fazer molhos ou apenas trazer um sabor suave. Nossa receita de Capirinha de Limão com Manjericão é o drink ideal para refrescar esta época do ano. Temos também o Molho Pesto, uma iguaria italiana para comer com massas. Ele é feito, basicamente, com manjericão, alho e muito azeite.

Molho Pesto

Cogumelo

O cogumelo, ou champignon, não se limita apenas ao clássico estrogonofe. Uma ótima receita para impressionar amigos e familiares é o Mini Quiche de Cogumelos e Iogurte. Ele fica cremoso, com um sabor suave de queijo e leva pouco mais do que meia hora para ficar pronto. Outra receita prática e saborosa é o Antepasto de Cogumelos, receita típica da França, para servir com torradas e pães.

Mini quiche de Cogumelos e Iorgute

Abacaxi

A fruta ideal para fazer doces e sobremesas frescas para o verão é o abacaxi. Uma sobremesa que agrada a todos os paladares é a Torta de Abacaxi com Coco. É quase o bolo gelado em camadas, com massa de bolo e recheio cremoso de baunilha. E para refrescar, aposte na Pinã Colada. Um drink delicioso a base de rum, suco de abacaxi e leite de coco.

Torta de Abacaxi

Jabuticaba

Além de ser rica em minerais e antioxidantes, a jabuticaba é docinha e deliciosa. Seu uso na culinária é para trazer um sabor agridoce aos pratos. E uma receita imperdível com esta frutinha é a Geleia de Jabuticaba. Para saborear no pão, na torrada ou até para presentear, a geleia de jabuticaba é uma ótima opção. É de simples preparo e muito bom gosto. O Licor de Jabuticaba também é uma ótima opção de uso culinário desta frutinha. Uma delícia para saborear e servir de aperitivo para os convidados.

Geleia de jabuticaba

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: