Sobremesas com iogurte

Publicada em: 24/05/2016 16:53

Apesar de ser um ingrediente que consumimos com muita frequência, principalmente com granola frutas ou vitaminas, o iogurte acaba não sendo muito explorado além disso. Na verdade é um alimento bastante versátil, perfeito para a elaboração de sobremesas saudáveis e gostosas.

Sobremesas super fáceis de fazer e certamente opções mais saudáveis para você e sua família. Ótima para jantares com a família ou para o lanche das crianças. O mais recomendado é usar o iogurte grego para essas preparações, por ser menos liquido e pela consistência mais firme.

Se você não gosta do grego, não tem problema, basta drenar o iogurte natural até o ponto desejado. Forre uma peneira com uma camada dupla ou tripla de papel toalha, se não tiver papel toalha use filtro de café descartável. Quanto mais você drenar mais consistente e firme ele vai ficar, podendo atingir consistência parecida com um queijo fresco, basta deixar descansando de um dia para o outro.

Drenando Iogurte
Coloque a peneira sobre uma tigela ou algum recipiente, grande suficiente para que a peneira não encoste no fundo do recipiente. Cubra com um pano crosshatch e leve à geladeira por algumas horas, ou até que o iogurte atinja a consistência desejada. Foto: Reprodução - Pinterest

Essas idéias são apenas um ponto de partida para diversas utilizações com iogurte grego, iogurte natural engrossado ou queijo de iogurte. Desperte sua criatividade e inove em suas sobremesas!

Iogurte com morangos, mel e halva

Em um prato, coloque uma colher de iogurte engrossado, grego ou queijo de iogurte, alguns morangos maduros, um fio de mel, um pouco de halva(doce árabe a base de tahini) ou paçoca esfarelada e nozes ou castanhas torradas.

Iogurte
Esquerda: iogurte com morangos, mel e halva; direita: iogurte com damascos e amêndoas. Foto: Reprodução - Pinterest

Iogurte com damascos e amêndoas

Um pouco do iogurte engrossado, fatias de damasco maduros ou pêssegos (frescos ou caramelizados na frigideira com um pouco de manteiga e açúcar), um fio de mel, pedacinhos de laranja cristalizadas, e amêndoas trituradas ou em lâminas.

Iogurte de banana

Pelo menos 3 horas antes de servir, misture partes iguais de banana amassada e iogurte grego ou engrossado simples, acrescente um pouco de açúcar mascavo ou mel e misture bem. Porcione em taças de sobremesa e leve à geladeira. Retire na hora de servir, polvilhe um pouco de pistache ou nozes picadas e sirva.

Iogurte de coco

Misture cerca de 1/2 de copo de coco seco e ralado, para 2 copos de iogurte grego ou engrossado. Adicione algumas gotas de extrato de baunilha, 2 colheres de açúcar ou mel e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou deixe durante a noite. Com o tempo, o coco ira reidratar e ao mesmo tempo irá dar sabor ao iogurte. Sirva em copos, com uma pitada de canela em pó ou decorado com manga ou abacaxi fresco

Iogurte como cobertura

O iogurte pode ser uma ótima opção como cobertura de sobremesas, ao invés do chantily por exemplo. É tudo uma questão de equilíbrio entre os sabores, o contraste entre o doce e o amargo. Experimente no bolo, com pães doces ou em compotas de frutas.

Bolo de Ameixa
Esse bolo de ameixa é uma ótima opção para colocar uma cobertura de iogurte grego! Veja aqui a receita!

E ai, gostou dessas ideias de como usar o iogurte de forme diferente? Conte pra gente o que achou, compartilhe!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: