logomarca cybercook

Steak au Poivre

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (8)



Preparo

  1. 1.
    Ligue o forno em temperatura média-alta (200 graus).
  2. 2.
    Coloque a metade do óleo e do azeite numa frigideira grande e leve ao fogo alto para esquentar. Quando estiver bem quente, acrescente 4 filés na frigideira e deixe grelhar por 2 minutos sem mexer. Vire os filés, de preferência com uma pinça de cozinha para não furar a carne e perder líquido, e grelhe por mais 2 minutos do outro lado. Segure os filés com a pinça e apóie um ao lado do outro para grelhar suas laterais por 1 minuto. Retire os filés da frigideira e coloque numa assadeira, sem levar ao forno. Coloque o óleo e o azeite restantes, sem lavar a frigideira e leve ao fogo alto para aquecer. Repita a operação anterior com os filés restantes. Retire os filés da frigideira, coloque sobre a assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 18 minutos. Sem lavar a frigideira, acrescente o vinho branco e leve ao fogo baixo. Esfregue o fundo da frigideira com uma colher de pau para que os resíduos da carne sejam absorvidos ao molho. Este processo é chamado deglaçar. Apóie as pimentas verdes sobre uma tábua e, com uma faca, pique grosseiramente. Acrescente o cognac, as pimentas verdes e o creme de leite. Deixe reduzir por 10 minutos ou até que o molho comece a encorpar. Reserve. Retire os filés do forno. Acrescente o líquido, que ficou na assadeira, ao molho de pimentas e misture bem. Coloque o molho quente no fundo dos pratos e sirva dois filés por pessoa.
Curiosidade: Esse prato típico da culinária francesa foi criado no século XIX por Auguste Joliveau, chef do Café de paris.

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Carne