Categorias
Dicas

Fôrmas e assadeiras pra não errar na cozinha

Otamanho de fôrmas e assadeirasé um ponto importante na hora de preparar uma receita. E com tantos tipos de formas no mercado, é normal ficar em dúvida quanto ao material que é feito (alumínio, silicone, antiaderente), tamanho, altura e espessura. Com a escolha certa, sua massa ficará bem distribuída e crescerá de maneira uniforme.

Quais os tipos de assadeiras existentes?

Confira algumas dicas para não errar na escolha de formas e assadeiras!

Assadeira Retangular

Assadeira Retangular

As assadeiras retangulares são muito utilizadas em receitas caseiras, para tortas e bolos simples cortados em quadradinhos e brownies. No geral, elas apresentam três tipos de tamanho no mercado: a pequena tem 30 centímetros de altura por 22 de largura, a média com 35 cm de altura por 25 cm de largura e a grande 40 cm de altura por 28 de largura. Baseando-se num pedaço de bolo de 100 gramas; sendo um bolo alto, a fatia será estreita. Já um bolo baixo, a fatia será mais larga.

Fôrma Redonda

Fôrma Redonda

Formas redondas são as mais utilizadas nas confeitarias para bolos decorados. Elas são práticas, fáceis de desinformar e deixam os bolos visualmente mais bonitos. É comum encontrá-las, também, em três diferentes tamanhos: a pequena apresenta 22 centímetros de diâmetro, a média dia 26 cm, e a grande 30 cm.

Fôrma com Buraco no Meio

Fôrma com Buraco no Meio

As formas com buraco no meio são ideais para pudins e, principalmente, bolos clássicos, já que o formato nos remete à receitas antigas, de infância, com um ar rústico. Recentemente, os bolos de buraco no meio voltaram à moda e muitas docerias apostaram nesse formato vintage, simples e delicioso. Elas também são encontradas em três tamanhos distintos: a pequena com 20 cm de diâmetro, a média com 22 cm e a grande, 24 centímetros.

Fôrma de Fundo Removível

Fôrma de Fundo Removível

A principal característica desse tipo de forma é a praticidade na hora de executar as receitas. Ela é indicada para quiches, tortas, empadão, cheesecake, sobremesas geladas e receitas em camadas, pois o fundo se solta e facilita o desenforme. Os tamanhos delas são, basicamente, pequena, de 20 cm de diâmetro, média, com 22 cm e grande, com 24 centímetros.

Fôrma retangular

Fôrma retangular

As formas para pães ou bolo inglês são aquelas retangulares pequenas e mais fundas, que garantem que a massa asse por igual, inclusive na lateral. Algumas versões vem com a tampa de alumúnio, garantindo que a massa fique no formato de pão de forma ou bolo industrializado, deixando a massa regular. Os tamanhos sempre variam entre 23cm x 10cm x 7cm a pequena, 27cm x 12cm x 7cm a média e 31cm x 12cm x 7cm a grande.

Fôrmas Individuais

Fôrmas Individuais

As forminhas individuas apresentam diversos formatos e são ótimas para fazer várias receitas, como empadinhas, pão de mel, cupcake, muffins, tortinhas e gelatinas. Algumas possuem buraco no meio, outras são um pouco mais altas e com a lateral “desenhada” e são ideias para fazer diversos tipos de bolinhos.