1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Tarteletes potiguar

Já Fiz

Ingredientes (17)

Como Fazer

  1. 1.
    1) Para a Massa de Feijão Verde (da fôrma):
  2. 2.
    Lavar o feijão. Cozinhar o feijão na água por + - 20 minutos. Escorrer. Amassar o feijão em um processador. Misturar todos os outros ingredientes até formar uma massa homogênea. Modelar em formas pequenas. Levar ao forno à 180º C (já pré-aquecido) durante + - 15 a 20 minutos. Desenformar e acrescentar o recheio.
  3. 3.
    2) Para a Pasta de Feijão Verde (recheio):
  4. 4.
    Lavar o feijão. Cozinhar o feijão na água por vinte minutos. Escorrer. Amassar o feijão em um processador. Reservar. Ralar o queijo. Reservar. Assar a carne de sol embrulhada em papel alumínio por uma hora com forno a 200º C. Desfiar e processar a carne (se preferir). Juntar todos os ingredientes. Colocar a pasta em bico dosador de tamanho adequado às fôrmas utilizadas. Finalizar. Decorar parte superior da pasta com um pedaço de pimenta biquinho e uma folha pequena de coentro.
  5. 5.
    - Observações:
  6. 6.
    - Usar o número de bico que desejar ou o que melhor se adequar a fôrma.
  7. 7.
    - A pimenta biquinho não é para ser usada no momento do processamento dos ingredientes, é para ser usada apenas na finalização (decoração da produção)
  8. 8.
    - Utensílios e Equipamentos:
  9. 9.
    Bol, Processador, colher, ralador, colher, Panela, escorredor, bico de confeitar, escorredor.
  10. 10.
    - Dados Técnicos:
  11. 11.
    1) Nome da Produção: TARTELETES POTIGUAR
  12. 12.
    2) Qtd. Porções desta receita: 80
  13. 13.
    3) Rendimento Total: 1.600 g
  14. 14.
    4) Rendimento Per Capita: 20 g
  15. 15.
    5) Análise da porção: Pequena
  16. 16.
    6) Custo Total: R$ 12,75
  17. 17.
    7) Custo Per Capita: R$ 0,16
  18. 18.
    8) Tempo de preparo: 1:30
- O nome escolhido de nossa produção (apesar de ser uma produção bem regionalizada), a batizamos de TARTELETES POTIGUAR. Tarteletes são pequenas tortas individuais de origem francesa, também considerads petit-four, confeccionadas originalmente com pâte sablé. Podem ser recheadas com cremes, frutas, geléias etc. - A nossa produção, apesar de usarmos o mesmo formato, conseguimos adaptá-la e regionalizá-la. - Em nossas produções, como estávamos pesquisando sobre ingredientes brasileiros, especificamente o FEIJÃO, após escolhemos trabalhar com o FEIJÃO VERDE, fazer algumas análises organolépticas (cor, brilho, sabor, odor e a textura), e algumas experiências em formatos de apresentar nossas produções, chegamos a uma conclusão de produzir esta que apresentamos nestas duas Fichas Técnicas, onde desmenbramos a técnica de preparação em dois momentos diferentes devido existir para massa um processo de coccção e para pasta (recheio) não. - Receita em parte inovadora, usando em sua maioria produtos típicos do nordeste, acompanhando a tedência “Cuisine du Terroir”, em português Cozinha Regional, é um tipo de cozinha que cobre as especialidades regionais ao nível do produto e do receituário, em que os componentes principais (ingredientes ou produtos de alta qualidade) são dessa mesma região. * Qualquer dúvida no modo de preparo desta receita, por favor, fiquem à vontade em me contactar.

Por: JOAO TEIXEIRA DE MOURA NETO MOURA

Você pode gostar...

Bolinho de Arroz

Por Marcelo Saback

Tortinha de limâo

Por Shelly Rodrigues

Bruschetta

Por Cybercook

Comentários (1)

JOAO TEIXEIRA DE MOURA NETO MOURA

Esta receita me reporta a universidade, onde tive (e ainda estou tendo) a oportunidade de ampliar meus horizontes (conhecimentos: técnicas, habilidades e competências). Foi lá que, em um grupo de trabalho e pesquisa sobre a origem do feijão, tive a idéia de desenvolver uma massa feita de feijão verde. Daí, o resto dos ingredientes, o recheio, os demais ingredientes, os testes e análises organolépiticas vieram da criatividade, inovação e colaboração de todos, ou seja, foi produto de um trabalho em equipe (Eu, Fátima Frere, Sônia Filgueiras, Joilma Evangelista, Selma Dantas e Dayse Maia).

Doces Tortas doces Sobremesa Alho Carne de sol Coentro Fuba Feijão verde

Tarteletes potiguar