logomarca cybercook

Torta Light para o Carlos

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. - 100 g de farinha de trigo integral
    - 50 g de farinha de trigo branca
    - 75 g de manteiga ou margarina
    - 75 g de amêndoas picadas
    - 4 colheres (sopa) de água
    - casca ralada de 1 laranja

    Recheio:
    - 25 g de farinha de trigo branca
    - 2 gemas
    - 1/2 colher (chá) de essência natural de baunilha
    - 1/2 colher (chá) de essência natural de amêndoas
    - 300 ml de leite
    - 100 g de amêndoas moídas
    - adoçante a gosto
    - 100 g de queijo fresco cremoso

    Cobertura:
    - 450 g de morangos limpos, cortados ao meio, se forem muito grandes

    Misture numa tigela a farinha de trigo integral, a farinha de trigo branca, a manteiga, as amêndoas picadas e a água suficiente para ligar a mistura (umas 4 colheres de sopa). Estenda no fundo e lados de uma forma de abrir. Leve à geladeira por 30 minutos no mínimo.

    Retire da geladeira e fure toda a massa com um garfo. Coloque um círculo de papel manteiga sobre a massa com um punhado de grãos de feijão (para não deixar a massa subir). Asse em forno pré-aquecido por 20 minutos aproximadamente. Retire os grãos de feijão e o papel e deixe no forno mais 5 a 10 minutos, até que esteja totalmente assada.

    Para o recheio, misture as gemas com a farinha de trigo branca, a essência de baunilha e a de amêndoas. Junte um pouco de leite para dar liga aos ingredientes, formando uma pasta. Esquente o restante do leite, sem deixar ferver. Despeje aos poucos sobre a pasta de gemas, mexendo sem parar até dar liga.

    Leve ao fogo numa panela a mistura de gemas e leite e cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar. Não se assuste se de início o creme parecer encaroçado. Se você bater em seguida com a colher, vigorosamente, obterá logo uma consistência bem cremosa e lisa. Quando começar a ferver, o creme vai estar grosso. Diminua o fogo e bata mais até obter uma consistência macia. Deixe ferver durante uns 3 minutos. A fervura é importante para tirar o gosto da farinha de trigo crua.

    Tirar a panela do fogo e cobrir com um papel manteiga umedecido e deixar esfriar. Quando estiver frio, bata bem o creme - se possível, com uma batedeira elétrica para dar o ponto. Misture bem as amêndoas e o adoçante. Não coloque muito adoçante - a mistura deve ficar levemente doce e cremosa. Junte o queijo tipo fresco e leve à geladeira até ficar bem frio, no mínimo por 4 horas.

    Espalhe o recheio sobre a massa, alise com uma faca e enfeite com os morangos. Deixe descansar por 1 hora e sirva.

    Obs.: Procure usa essências naturais (que se compram em casas especializadas em produtos naturais), as artificiais dão, às vezes, um gosto desagradável.
    Você pode usar a fruta da estação tipo: amoras, mangas, kiwis, carambolas e o queijo pode ser tipo cottage. .

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Doces