logomarca cybercook

Vatapá

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Esta é a receita do vatapá legítmo da Bahia que você pode servir tanto recheando um delicooso Acarajé ou acompanhado de Arroz Branco e   Caruru

Ingredientes (9)



Preparo

  1. 1.
    Limpe os camarões seco, tirando as caldas e as cabeças.
  2. 2.
    Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o,leite de coco, até formar um creme.
  3. 3.
    Passe o creme para uma panela e acrescente um pouco de sal.
  4. 4.
    Cozinhe em fogo médio mexendo o tempo todo para não embolar.
  5. 5.
    Quando estiver quase cozido coloque gotas do dendê, somente o suficiente para dar cor e sabor ao vatapá.
  6. 6.
    Em seguida continue mexendo até quando estiver desgrudando do fundo da panela.

O vatapá deve ficar com uma consistência firme. Se ficar achar que ficou duro, acrescente mais leite de coco, se achar que ficou muito mole, acrescente mais farinha.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 porções

Vídeo recomendado

Comentários (5)

Gustavo Monteiro

O gosto ficou muito bom mas, tive que adicionar o triplo do leite de coco. Só com a quantidade da receita a massa que saiu do processador para panela mal conseguia ser mexida de tão seca. Da próxima vez tentarei a mesma receita mas, com 2 xícaras de farinha de mandioca (ao invés de 3) e 2 litros de leite de coco ( ao invés de apenas 1). Fora isso, sabor ótimo e ponto fácil.

Elisângela Nunes Azevêdo

Fiz hoje pela primeira vez e todos aqui em casa gostaram. Na verdade nem perceberam a diferença pois a farinha ficou bem cozida.

MARCIA MORAES

Na minha familia (sou de Salvador) fazemos assim o vatapa fica maravilhoso. a primeira vez q vejo uma receita igual a q nos fazemos. (nos colocamos cebola tbm) Marcia

Edinalva Magalhães

Sou baiana, tenho 37 anos e nunca ouvi falar de vatapá com farinha de mandioca. O VERDADEIRO vatapá é feito com pão. Mas não custa nada experimentar.

Senhora, tenho 59 anos, sou pernambucano e viví minha infância toda em Feira de Santana. Sempre participei das comidas de SANTO (carurú de 7 meninos etc.) e sempre estava presente na cozinha olhando os mais velhos prepararem as comidas. Me desculpe, nunca ví eles usando o pão como ingrediente do vatapá, ví sim, usarem a FARINHA de MANDIOCA, o camarão sêco,o amendoim a castanha de cajú, sendo pilados no velho e tradicional pilão de madeira. Sugiro que a senhora consulte os mais IDOSOS com relação as receitas tradiconais e maravilhosas do seu estado.Respeito quem prefere o PÃO, porém eu ainda prefiro o trdicional, com a FARINHA DE MANDIOCA.

Carlos Camilo
em 09/12/2013

PODE CRE AMIGA , EU TB SOU BAIANA Y NUNCA FIZ , NEM COMI VATAPA COM FARINHA DE MANDIOCA, SEMPRE FIZ COM PAO ... MAS...... NAO CUSTA NADA EXPERIMENTAR!!! KAKAKAKAKA, UN ABRAÇO

josenilda araujo
em 15/10/2014

Edinalva, o Camilo tem razão. O vatapá dos antigos e melhor de todos que sempre ví minha vó e mãe fazerem era desse jeito, maravilhoso!!!

Alda Silva dos Santos
em 13/11/2014
Fabi

Fiz e recomendo, a massa fica uma maravilha!

Brasileira Camarão Azeite Aperitivos e antepastos Amendoim Castanhas Entradas Gengibre Leite de coco Nordeste Farinha de mandioca Castanha de caju Azeite de dendê Camarão seco Cozinha clássica Comida baiana