1
logomarca cybercook

Vatapá

6
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Esta é a receita do vatapá legítmo da Bahia que você pode servir tanto recheando um delicooso Acarajé ou acompanhado de Arroz Branco e   Caruru

Ingredientes (9)



Como Fazer

  1. 1.
    Limpe os camarões seco, tirando as caldas e as cabeças.
  2. 2.
    Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o,leite de coco, até formar um creme.
  3. 3.
    Passe o creme para uma panela e acrescente um pouco de sal.
  4. 4.
    Cozinhe em fogo médio mexendo o tempo todo para não embolar.
  5. 5.
    Quando estiver quase cozido coloque gotas do dendê, somente o suficiente para dar cor e sabor ao vatapá.
  6. 6.
    Em seguida continue mexendo até quando estiver desgrudando do fundo da panela.

O vatapá deve ficar com uma consistência firme. Se ficar achar que ficou duro, acrescente mais leite de coco, se achar que ficou muito mole, acrescente mais farinha.

Já Fiz

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 porções

Vídeo recomendado

Salmão Assado

Você pode gostar...

Aji de Galinha

Aji de Galinha

Por Delmina Cunha

Peixe à Baiana

Peixe à Baiana

Por Cybercook

Bobó de Camarão

Bobó de Camarão

Por Cybercook

Acarajé

Acarajé

Por José Neves

Comentários (6)

RARIDADE Restaurante

Alguns pesquisadores creditam para lá sua origem e há variações da receita da Bahia: ausentam-se o amendoim e o dendê e, em vez do fubá, da farinha de arroz ou do pão, sua base é a farinha de mandioca. Eu posso confirmar porque meu Bisavô era escravo passei minha infância visitando meus avós e a casa deles era uma antiga Senzala e foi lá que conhecir VATAPÁ feito no pilão de madeira todos ingredientes machucados até ficar uma farinha ....misturava-se todos ingredientes secos ainda usava licuri uma espécie de coquinho pequeno e lasca de bacalhau ...quando terminava ralava coco seco colocava água e espremia com um tecido fino para ter leite de coco... Melhor Vatapá "Pensando onde que escravo comia pão !".

Gustavo Monteiro

O gosto ficou muito bom mas, tive que adicionar o triplo do leite de coco. Só com a quantidade da receita a massa que saiu do processador para panela mal conseguia ser mexida de tão seca. Da próxima vez tentarei a mesma receita mas, com 2 xícaras de farinha de mandioca (ao invés de 3) e 2 litros de leite de coco ( ao invés de apenas 1). Fora isso, sabor ótimo e ponto fácil.

Elisângela Nunes Azevêdo

Fiz hoje pela primeira vez e todos aqui em casa gostaram. Na verdade nem perceberam a diferença pois a farinha ficou bem cozida.

MARCIA MORAES

Na minha familia (sou de Salvador) fazemos assim o vatapa fica maravilhoso. a primeira vez q vejo uma receita igual a q nos fazemos. (nos colocamos cebola tbm) Marcia

Edinalva Magalhães

Sou baiana, tenho 37 anos e nunca ouvi falar de vatapá com farinha de mandioca. O VERDADEIRO vatapá é feito com pão. Mas não custa nada experimentar.

Senhora, tenho 59 anos, sou pernambucano e viví minha infância toda em Feira de Santana. Sempre participei das comidas de SANTO (carurú de 7 meninos etc.) e sempre estava presente na cozinha olhando os mais velhos prepararem as comidas. Me desculpe, nunca ví eles usando o pão como ingrediente do vatapá, ví sim, usarem a FARINHA de MANDIOCA, o camarão sêco,o amendoim a castanha de cajú, sendo pilados no velho e tradicional pilão de madeira. Sugiro que a senhora consulte os mais IDOSOS com relação as receitas tradiconais e maravilhosas do seu estado.Respeito quem prefere o PÃO, porém eu ainda prefiro o trdicional, com a FARINHA DE MANDIOCA.

Carlos Camilo
em 09/12/2013

PODE CRE AMIGA , EU TB SOU BAIANA Y NUNCA FIZ , NEM COMI VATAPA COM FARINHA DE MANDIOCA, SEMPRE FIZ COM PAO ... MAS...... NAO CUSTA NADA EXPERIMENTAR!!! KAKAKAKAKA, UN ABRAÇO

josenilda araujo
em 15/10/2014

Edinalva, o Camilo tem razão. O vatapá dos antigos e melhor de todos que sempre ví minha vó e mãe fazerem era desse jeito, maravilhoso!!!

Alda Silva dos Santos
em 13/11/2014
Fabi

Fiz e recomendo, a massa fica uma maravilha!

Brasileira Camarão Azeite Aperitivos e antepastos Amendoim Castanhas Entradas Gengibre Leite de coco Nordeste Farinha de mandioca Castanha de caju Azeite de dendê Camarão seco Cozinha clássica Comida baiana

Vatapá